Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Breve dialogo entre Leonardo Boff e Dalai Lama

repassando essa sabedoria !

No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e Paz entre os povos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, perguntei em meu inglês capenga:

-"Santidade, qual é a melhor religião”?

Esperava que ele dissesse: "É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo".

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos – o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malícia contida na pergunta – e afirmou:

"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:

- O que me faz melhor?

Respondeu ele: -“Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...

“A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...”.

Calei-me, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.

"Dê a quem você AMA:

asas para voar,

raízes para voltar

e motivos para ficar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário