sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cuide de você - Exposição Sesc Pompéia - Entrada free

Ano da França no Brasil traz exposição de Sophie Calle a SP
Flashnews
Qua, 08 de Julho de 2009 09:28

Após o enorme sucesso em Paris, Nova York e Veneza, o Ano da França no Brasil traz para São Paulo a exposição “Cuide de Você” (“Prenez soin de vous”) da artista conceitual francesa Sophie Calle, que transformou o fim de um romance em arte. A exposição será aberta para convidados em 10 de julho e no dia 11 para o público no Sesc Pompeia, em São Paulo, e ficará em cartaz até 7 de setembro. No dia 11, Sophie Calle fará uma palestra às 15h, no Teatro do Sesc Pompeia.

“’Cuide de você’ foi sucesso absoluto de público e crítica em cidades como Paris e Nova York. Com o Ano da França no Brasil, era praticamente obrigatório trazermos essa exposição primeiro para São Paulo, depois para Salvador”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas. Em Salvador, a mostra será exposta no Museu de Arte Moderna da Bahia, de 22 de setembro a 22 de novembro.

O mote da exposição foi uma carta de rompimento recebida de um ex-namorado, o escritor Grégoire Bouillier. Sophie Calle convidou 107 mulheres, famosas e anônimas, amigas ou estranhas, para analisar, interpretar e “esgotar” as mensagens contidas no texto e em seus subtextos. “É mais fácil realizar um projeto quando sofremos do que quando estamos felizes. Não sei o que prefiro: se é estar feliz com um homem ou fazer uma boa exposição”, já disse Sophie Calle.

O rol de mulheres inclui a mãe da artista, a compositora Laurie Anderson, a DJ Miss Kittin, as atrizes Jeanne Moreau, Victoria Abril e Maria de Medeiros e profissionais como linguista, revisora, sexóloga, juíza, delegada, taróloga, antropóloga, designer, assistente social, criminologista e clarividente, entre outras. O conjunto de análises ajuda a dissecar a carta, criando um rico panorama de respostas, sejam elas técnicas, acadêmicas, performáticas ou emocionais.

Para Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil e diretor regional do Sesc SP, Sophie Calle é “é a artista da percepção sobre o privado”. “(Cuide de você) É a cura de si mesma pela exposição da dor e pela redundância do tema até que ele se consolide como obra e como obra se encerre em si. É uma grande artista que consegue muito bem fazer com que a arte imite a vida e a vida imite a arte, nos enredando entre o sonho e a realidade sem nenhum pudor”.

Serviço:

“Cuide de você”, de Sophie Calle.
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – São Paulo
De 10 de julho a 7 de setembro
De terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário